Muita gente se pergunta como é possível vencer a obesidade, quadro cada vez mais presente na sociedade. Existem diferentes alternativas para isso e a combinação delas é que vai proporcionar o sucesso e resguardar o bem-estar.
Como saber se você precisa tratar a obesidade
Não se trata apenas de uma questão estética. A obesidade é associada também a perigos como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares, problemas de articulação e até certos tipos de câncer.
O principal instrumento para avaliar a obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC), calculado dividindo o peso (kg) pela altura ao quadrado (m²). Um IMC entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável, enquanto de 25 a 29,9 indica sobrepeso e acima de 30 caracteriza obesidade – que, por sua vez, é subdividida em níveis 1, 2 e 3.
Vale lembrar que, para um diagnóstico preciso, é essencial buscar orientação médica, até mesmo para dimensionar os riscos.
Quais as opções de tratamento para obesidade?
Quando o assunto é como tratar obesidade, os métodos iniciais incluem:
Alimentação
A reeducação alimentar controla o consumo calórico e melhora a qualidade das refeições. Priorizar proteínas magras, fibras, frutas, legumes e reduzir o consumo de açúcares e ultraprocessados é o caminho.
Exercícios físicos
A prática adequada de caminhada, corrida, musculação e esportes em geral queima calorias, melhora a saúde cardiovascular e aumenta a disposição. O ideal é combinar exercícios aeróbicos e de resistência para a manutenção do peso.
Medicamentos
Sob orientação médica, remédios podem ser indicado para controle do apetite ou de absorção de gorduras. No entanto, devem ser utilizados com cautela e sempre associados a mudanças no estilo de vida.
Quando a cirurgia bariátrica é recomendada
A cirurgia bariátrica é indicada apenas como último recurso para obesidade grave, quando as outras abordagens não foram eficazes.
O procedimento pode ser realizado de diferentes formas, envolvendo a redução do estômago ou o desvio do trânsito intestinal, limitando a ingestão e absorção de nutrientes pelo organismo.
Tais mudanças levam a uma perda de peso significativa. No entanto, a cirurgia exige verdadeiro comprometimento com novos hábitos – o que difere da solução milagrosa que alguns chegam a imaginar.
Como o acompanhamento multidisciplinar atua contra a obesidade
Superar a obesidade exige o suporte de profissionais de diferentes especialidades levando em conta as necessidades próprias de cada pessoa.
O médico avalia a saúde geral do paciente e define o melhor plano de tratamento. Enquanto isso, o nutricionista prescreve uma dieta equilibrada, ajudando a reeducar hábitos alimentares.
O psicólogo auxilia no controle emocional e na relação com a comida, fator muitas vezes determinante no ganho de peso. O educador físico, por sua vez, elabora treinos ajustados, promovendo condicionamento e maior gasto calórico.
O principal é adotar suporte integrado, permitindo um emagrecimento sustentável, reduzindo riscos e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Com amplo corpo clínico e mais de 20 anos de atuação, o NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade) tem a expertise perfeita para tanto. Consulte a nossa equipe para saber o melhor tratamento para você!