Quais vitaminas devo tomar após a cirurgia bariátrica?

Descubra quais vitaminas são essenciais após a cirurgia bariátrica e como garantir uma suplementação adequada para evitar deficiências nutricionais
Quais vitaminas devo tomar após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é a indicação para tratar casos de obesidade severa quando não há sucesso com as alternativas convencionais, como mudanças no estilo de vida e medicamentos. Por alterar bastante a digestão, exige até mesmo suplementação de vitaminas para repor as necessidades nutricionais do organismo.

Como a cirurgia bariátrica interfere no organismo

A cirurgia bariátrica visa limitar a ingestão de alimentos e, por consequência, o ganho de calorias. Para isso, utiliza técnicas que reduzem o tamanho do estômago ou alteram o caminho pelo qual os alimentos passam no sistema digestivo.

As cirurgias também alteram a produção de hormônios que induzem a percepção de fome e saciedade, permitindo  melhor controle da ingestão calórica. Por outro lado, as alterações na absorção dos alimentos podem levar à deficiência de nutrientes.

As principais vitaminas que devem ser tomadas após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica compromete a presença de vitaminas indispensáveis para a saúde:

Ferro

Sua absorção ocorre principalmente no duodeno e jejuno, regiões que podem ser desviadas na cirurgia. Além disso, a menor acidez gástrica dificulta o aproveitamento, sendo que a deficiência leva à anemia ferropriva, com fadiga, palidez e queda de cabelo.

Vitamina B12

Com a redução na produção do fator intrínseco no estômago, sua absorção no íleo terminal diminui, podendo levar à anemia megaloblástica e sintomas neurológicos, a exemplo de formigamento e perda de memória.

Cálcio

O cálcio é indispensável na formação dos ossos e absorvido principalmente no duodeno, precisando da acidez gástrica para ser solubilizado. Sua falta pode causar osteopenia e osteoporose, aumentando o risco de fraturas.

Vitamina D

A vitamina D facilita o aproveitamento do cálcio e sua deficiência é comum após a cirurgia devido à menor absorção lipídica. Por tabela, resulta em fraqueza óssea, dores musculares e maior risco de quedas.

Vitamina A

A absorção da vitamina A ocorre no intestino delgado e depende da digestão de gorduras. Sua ausência pode levar a problemas na visão, como cegueira noturna, ressecamento ocular e maior suscetibilidade a infecções.

Tiamina (Vitamina B1)

A presença reduzida traz risco de beribéri, com sintomas que incluem fraqueza muscular, problemas cardíacos e complicações neurológicas, incluindo confusão mental.

Zinco

O zinco é absorvido no intestino delgado e sua carência se relaciona com queda de cabelo, alterações no paladar, dificuldade de cicatrização e imunidade reduzida.

Cobre

A absorção do cobre ocorre no estômago e intestino delgado. Sua falta tem como consequência anemia resistente ao ferro, fraqueza e problemas neurológicos.

Como deve ser feita a suplementação de vitaminas pós-bariátrica?

É fundamental entender que, após a cirurgia bariátrica, somente alterações na dieta não serão suficientes, entrando em ação também os suplementos nutricionais para compensar as perdas inevitáveis na absorção de alimentos.

A escolha de quais suplementos e a dosagem adequada deve ser supervisionada por médicos e nutricionistas. Além do mais, exames regulares vão permitir identificar a necessidade de ajustes individuais nos níveis de vitaminas exigidos.

O NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade) oferece acompanhamento multidisciplinar em suplementação bariátrica. Fale com um de nossos especialistas em nutrição!

Compartilhe