A importância da abordagem multidisciplinar no tratamento da obesidade

A atuação de diferentes profissionais é exigida durante o tratamento da obesidade.
equipe multidisciplinar no tratamento da obesidade

A obesidade envolve uma mistura de aspectos genéticos, metabólicos, comportamentais, emocionais e ambientais, exigindo grande atenção por parte da sociedade nos dias atuais.

Justamente por essa complexidade, o tratamento da obesidade requer uma abordagem multidisciplinar, unindo a saúde física e mental, possibilitando resultados sustentáveis e uma melhor qualidade de vida.

Mas como isso pode ser alcançado? Continue a leitura e aprenda tudo a respeito.

O papel de cada profissional no tratamento da obesidade

Cada um em seu campo de atuação, diferentes especialistas participam no tratamento da obesidade:

Médico

Dentro das diferentes especialidades médicas, a endocrinologia é a indicada devido ao foco nas desordens hormonais e metabólicas relacionadas com a obesidade.

O médico é quem irá apontar um quadro clínico de obesidade, investigando as prováveis causas e ainda ensinando os cuidados necessários diante de possíveis comorbidades – a exemplo de diabetes, hipertensão e câncer.

Trata-se do profissional que poderá indicar medicamentos e realizar a cirurgia bariátrica, participando desde o preparo pré-operatório até o acompanhamento pós-cirúrgico, monitorando a adaptação metabólica e hormonal do paciente.

Nutricionista

Com enfoque informativo e educador, atua diretamente na reeducação alimentar e no desenvolvimento de hábitos saudáveis considerando histórico de saúde, rotina, preferências alimentares e necessidades nutricionais específicas de pacientes.

É quem vai elaborar um plano alimentar personalizado, focado em reduzir o consumo calórico de forma equilibrada, promovendo uma relação saudável com a comida e evitando dietas restritivas extremas (que se tornam prejudiciais).

Em casos de cirurgia bariátrica, o nutricionista está presente no preparo pré-operatório e na adaptação pós-cirúrgica, ajudando na introdução gradual de alimentos e na prevenção de deficiências nutricionais.

Psicólogo

Outro profissional de extrema relevância, uma vez que a obesidade está associada com ansiedade, compulsão alimentar e dificuldades em manter mudanças no estilo de vida.

O psicólogo que trabalha com Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem conhecimento para ensinar o paciente a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamentos que contribuem para o ganho de peso.

A intervenção envolve a compreensão dos gatilhos emocionais como estresse e sentimentos de culpa. Além disso, o psicólogo auxilia na construção de metas realistas e na conscientização para adoção de novos hábitos.

Educador físico

Como o exercício físico é uma ferramenta para promover a saúde e o bem-estar, tal profissional avalia as condições físicas de cada indivíduo e desenvolve programas de atividades personalizadas, sempre respeitando limitações e objetivos específicos.

O educador físico indica exercícios aeróbicos, que ajudam a queimar calorias e melhorar o sistema cardiovascular, e treinos de força, que aumentam a massa muscular e aceleram o metabolismo – sempre de olho na prevenção de lesões e manutenção de resultados duradouros.

A motivação é outro aspecto fundamental, criando um ambiente de apoio e encorajamento, ajudando os pacientes a aderirem a uma rotina saudável e a praticarem um estilo de vida mais ativo.

Atuação conjunta no tratamento da obesidade

Lidar com a obesidade a partir de um trabalho multidisciplinar é a proposta do NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade), contando com uma equipe multidisciplinar que participa de forma conectada.O tratamento da obesidade tem de acontecer com melhores e mais inovadoras opções de tratamento, fora o acompanhamento humanizado. Para isso conte com o NTCO. Agende sua consulta.

Compartilhe