Segunda a Quinta 08 às 19hSexta 08 às 18h71 3038-0700R. Agnelo Brito, 187Federação, Salvador-BA

Com que olhar você percebe o seu corpo, com o olhar do outro ou com o seu?

30/08/2020
pexels-rizki-nurul-2699249-1200x675.png

Hélder Farias – psicólogo

Muitos pacientes que buscam a cirurgia bariátrica como forma de tratamento para obesidade apresentam alguma distorção de imagem corporal após o procedimento. Alguns deles apresentavam o fenômeno antes mesmo da cirurgia, pois ouço falas do tipo: “só descobri que estava obeso quando alguém me apontou” ou “quando os exames me mostraram que algo havia de errado em minha saúde”.

Verifico que esses pacientes percebem o seu corpo a partir do olhar do outro – seja o médico que passa os exames e constata uma patologia ou um familiar que aponta para o excesso de peso. No consultório conduzindo a preparação dos pacientes para cirurgia bariátrica ouço muito a pergunta: por qual motivo não percebemos que estamos emagrecendo com a cirurgia?

De acordo com a literatura, a imagem corporal é um conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas ao longo da vida. Cada pessoa cria um referencial do seu corpo sobre a partir do que foi elaborado nas experiências vividas.

Ou seja, a maneira que nos percebemos corporalmente tem muito a ver com as palavras que escutamos ao longo da vida sobre o nosso corpo, a maneira como nosso corpo foi tocado e olhado ao longo de nossa história.

Percebemos, então, que a formulação da imagem corporal não é algo tão simples. Analiso que as muitas palavras que esses pacientes trazem para o atendimento caracterizam o corpo como “fora dos padrões” ou um “corpo desregulado e feio”. Podemos pensar que o corpo do paciente com obesidade tem na narrativa de construção o emprego de palavras que descaracterizam e sublinhavam aspectos negativos.

E é dessa maneira que cresce o indivíduo acometido da obesidade ou mesmo os que encontraram a doença em dado momento da vida com um corpo marcado pela rejeição. Por esta razão o paciente encontrará dificuldade de perceber o emagrecimento após a cirurgia, pois para se apropriar do novo corpo é preciso se libertar das palavras mal ditas sobre ele no passado.

O acompanhamento psicológico pode te ajudar nisso, procure o psicólogo de sua equipe e se aproprie de sua nova imagem.

 

 

 

Hélder Farias integra a equipe de psicologia do NTCO.
Saiba mais >>



Fale conosco


71 3038-0700


contato@ntco.com.br


R. Agnelo Brito, 187 – Federação


Siga o NTCO


Facebook

facebook.com/ntcooficial


Instagram

instagram.com/ntcooficial



Inscreva-se


Receba todas as novidades do NTCO no seu email.



Lista do NTCO no WhatsApp

Participe

Fale conosco


71 3038-0700


contato@ntco.com.br


R. Agnelo Brito, 187 – Federação


Siga o NTCO


Facebook

facebook.com/ntcooficial


Instagram

instagram.com/ntcooficial



Inscreva-se


Receba todas as novidades do NTCO no seu email.



Lista do NTCO no WhatsApp

Participe



© NTCO 2020. Todos os direitos reservados.





© NTCO 2020. Todos os direitos reservados. Responsável Técnico Erivaldo Alves CRM-BA 9319.