Segunda a Quinta 08 às 19hSexta 08 às 18h71 3038-0700R. Agnelo Brito, 187Federação, Salvador-BA

Fruta in natura é igual ao suco natural de frutas?

17/07/2020
kaizen-nguy-n-jcLcWL8D7AQ-unsplash-1.jpg

Claudia Daltro – nutricionista NTCO

Várias vezes nós, nutricionistas, colocamos frutas no cardápio de nossos clientes/pacientes e nas consultas de retorno descobrimos que eles estão substituindo essas frutas por sucos. Mas será que é a mesma coisa? Não, não é!

Primeiro, tanto as frutas in natura quanto o suco de frutas contem frutose (açúcar natural das frutas), portanto nenhum deles deve ser consumido de maneira exagerada, principalmente para quem quer controle glicêmico ou perda de peso. Outro dia uma endócrino parceira me encaminhou uma paciente com sobrepeso e diabetes de difícil controle, durante a anamnese descobri que ela estava ingerindo quase dois litros de suco por dia com o objetivo de melhorar a hidratação. Depois de alguns ajustes na alimentação, inclusive a redução do consumo de suco, ela não só conseguiu controle da glicemia como também perdeu peso.

Dentre as desvantagens do suco, está o fato de que, mesmo com o sabor adocicado das frutas, muita gente ainda adoça a preparação. Além disso, o consumo de suco nos leva a ingestão de uma maior quantidade da fruta quando comparado ao consumo da fruta in natura. Um exemplo disso é o suco de laranja, para fazer suco para uma pessoa, usamos cerca de três unidades… se formos consumir a própria laranja provavelmente será uma quantidade menor.

Já o consumo de frutas in natura, com moderação, apresenta várias vantagens quando comparado com o de suco, uma delas é o teor de fibras, maior do que a quantidade encontrada nos sucos. As fibras, além de provocar maior sensação de saciedade, ajudam a reduzir a velocidade de absorção dos açucares, evitando picos indesejáveis de insulina. O processamento dos sucos pode levar ainda à perda de parte das vitaminas e minerais presentes nas frutas.

É importante lembrar que, mesmo com todos essas desvantagens do suco em relação as frutas, ele ainda é melhor do que refrigerantes, sucos industrializados e bebidas com gás. Por isso, não é preciso radicalizar e eliminar o suco do cardápio. Apenas priorize as frutas.

Para melhorar o perfil nutricional dos sucos, experimente bater a fruta com a casca (quando possível), evite coar ou peneirar e não adicione açúcar. Para aumentar a quantidade de fibras, acrescente chia, linhaça, couve, etc.

Não esqueça! Não vale substituir a água por suco.

 

Cláudia Daltro integra a equipe de Nutrição do NTCO
>> Saiba mais 


Fale conosco


71 3038-0700


contato@ntco.com.br


R. Agnelo Brito, 187 – Federação


Siga o NTCO


Facebook

facebook.com/ntcooficial


Instagram

instagram.com/ntcooficial



Inscreva-se


Receba todas as novidades do NTCO no seu email.



Lista do NTCO no WhatsApp

Participe

Fale conosco


71 3038-0700


contato@ntco.com.br


R. Agnelo Brito, 187 – Federação


Siga o NTCO


Facebook

facebook.com/ntcooficial


Instagram

instagram.com/ntcooficial



Inscreva-se


Receba todas as novidades do NTCO no seu email.



Lista do NTCO no WhatsApp

Participe



© NTCO 2020. Todos os direitos reservados.





© NTCO 2020. Todos os direitos reservados. Responsável Técnico Erivaldo Alves CRM-BA 9319.